















Fotos: Carlos Porfírio, álbum do Goethe-Institut Portugal no Facebook
Em Abril de 2024, a 2314 – Portugiesischer Kulturverein in Berlin e.V. saltou fronteiras no sentido inverso ao habitual, e levou Berlim a Portugal: o escritor berlinense de origem russa Wladimir Kaminer conversou em Lisboa sobre o tema “O Charme Discreto da Ditadura”. A partir do contexto do Estado Novo, tentou-se encontrar resposta para a questão do que leva as pessoas a aderirem a ditaduras, num debate extremamente actual no qual participaram a resistente antifascista Aurora Rodrigues, a historiadora Irene Pimentel e a antropóloga Leonor Rosas, moderado por Joana Manuel.
Este evento teve lugar no dia 10 de abril, no grande auditório do Goethe-Institut Portugal em Lisboa, contando com tradução simultânea e transmissão online. A iniciativa faz parte do ciclo “Quo vadis, Europa?” e insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. Foi resultado dos esforços conjuntos do Goethe-Institut, da Associação de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa, da Universidade Aberta e da Associação 2314 – Portugiesischer Kulturverein in Berlin.
Wladimir Kaminer esteve em Lisboa no início de Abril para lançar o seu mais recente livro, Pequeno-Almoço à Beira do Apocalipse, editado pela Zigurate.


Fotos: 2314
