São Martinho, castanhas e vinho – e concertina

Por sorte, no dia do primeiro Magusto da 2314 os santos puseram-se de acordo: São Martinho pediu o bom tempo que lhe dá a fama, e São Pedro deu-nos o melhor tempo possível em Novembro e em Berlim.
Para os portugueses que vieram foi uma bela tarde de domingo, que começou com as tradicionais castanhas assadas e continuou pelo serão adentro com guitarra e concertina, bailarico e muita alegria.
Um grande “muito obrigado!” ao Super Ibérico, e ao casal Maria do Céu e Paulo Pereira, que foram os nossos extraordinários assadores de castanhas.
Para o ano há mais!

 

 

 

 

 

 

 

Advertisements

Cinema Português na Escola Kurt Schwitters – uma conversa com Eduardo Brito

 – Quis fazer uma homenagem ao cinema expressionista alemão, e…
– Desculpe. Uma pergunta: o que é o cinema expressionista alemão?
O argumentista e realizador Eduardo Brito parou, sorriu, e levou-nos aos primórdios do cinema, quando a técnica recentemente inventada era usada para gravar cenas do quotidiano, e alguns realizadores começaram a contar histórias cheias de dramatismo e a usar os recursos possíveis para criar tensão e suspense. Depois mostrou o seu “O Facínora”, e repetiu algumas cenas do filme para melhor explicitar o que dissera sobre a ligação ao expressionismo de há cem anos. Mostrou também o seu filme mais recente, “Penúmbria”, que vinha apresentar a vários festivais alemães. Mais uma vez repetiu cenas para exemplificar algumas das escolhas e das dificuldades da produção, e contou vários episódios curiosos do processo de criação e realização.

Esta conversa aconteceu em Outubro deste ano, na Escola Kurt Schwitters, em Berlim, no âmbito de um ciclo de eventos que a 2314, Associação Cultural Portuguesa em Berlim, está a preparar com a equipa da Coordenação do Ensino de Português na Alemanha, de forma a oferecer aos alunos uma perspectiva mais aprofundada sobre esta área da cultura, em particular na sua especificidade portuguesa. Esta iniciativa insere-se num projecto mais alargado de trazer cinema português a Berlim.

Os alunos participaram animadamente na conversa, que lhes tornou o trabalho de fazer cinema algo muito mais palpável e próximo. No decorrer da sessão abriram-se portas para os mais interessados darem os primeiros passos nesta área cultural.
A 2314 agradece a Eduardo Brito a generosidade da presença e a competência, o profissionalismo e o entusiasmo com que conduziu esta sessão. Agradece igualmente à Coordenação do Ensino de Português na Alemanha todo o apoio prestado.
E – last but not least – agradece as sugestões e o trabalho de Tiago Cutileiro, sem o qual esta sessão não teria sido possível.

 

Magusto de São Martinho

castanhasSão Martinho: castanhas e vinho!
No domingo, dia 12 de Novembro, na praça em frente ao Super Iberico, em Mitte, vamos assar castanhas e confraternizar com jogos e bom vinho português (ou cervejas).
Tragam a família e os amigos.
Se tiverem, tragam instrumentos musicais para animar a festa.