No ano letivo de 2020/21, os bombos regressaram às escolas portuguesas de Berlim. O projeto “Escola de Música Tradicional Portuguesa arrancou com três apresentações na escola primária NeuesTor, durante a cerimónia de receção aos novos alunos. Durante o mês de Setembro de 2020, realizaram-se novos workshops e todos os participantes tiveram a oportunidade de atuar ao ar livre para uma audiência bastante entusiasta! Aqui estão algumas imagens:

Nos meses de Fevereiro e Março de 2021 o projeto decorreu na Escola Kurt Schwitters. Devido às medidas de higiene e distanciamento social implementadas, o projeto decorreu à distância. A Associação 2314 equipou-se dos meios necessários para oferecer um programa exclusivo e de alta qualidade. Neste sentido foram elaborados oito tutoriais, organizados em quatro módulos. No Módulo III, os participantes tiveram a oportunidade de aprender uma peça inspirada na rítmica tradicional portuguesa e de compor a sua própria peça:

Escola de Música Tradicional Portuguesa Online – Modulo III

Outros materiais foram produzidos e colocados à disposição dos alunos, de modo a poderem realizar as tarefas propostas de forma autónoma:

Sofia Borges e Dag Magnus Narvesen ensinam a tocar o tema “Os Três Irmãos”
Exemplos de ritmos tradicionais portugueses
Ritmos de inspiração portuguesa

Os módulos I,II e III tiveram como convidados o percussionista Ruca Rebordão, a compositora Joana Sá e o percussionista Dag Magnus Narvesen, que deram um valioso contributo pedagógico, exemplificando os exercícios referentes às matérias em que são especialistas, respetivamente: percussão portuguesa e improvisação rítmica, técnicas de composição e improvisação e técnicas de percussão e interpretação.

Apresentação dos convidados do projecto Escola de Música Tradicional Portuguesa

Os participantes foram desafiados a gravar os exercícios propostos. As gravações dos alunos somam um total de 256 ficheiros áudio, que foram enviados à responsável pelo projeto, a percussionista e compositora portuguesa Sofia Borges. Aqui podemos ouvir alguns exemplos:

Esta, foi a primeira vez que a Associação 2314 desenvolveu um projeto pedagógico à distancia. Os resultados apresentados pelo alunos demonstram que os participantes aprenderam ritmos tradicionais portugueses e ficaram capacitados de elaborar pequenas composições inspiradas e incluindo ritmos tradicionais portuguesas. Mais uma vez foi uma honra poder levar a cultura portuguesa às escolas portuguesas de Berlim. Este projeto só foi possível graças ao apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.